Resumo
Este artigo examina a relevância do planejamento estratégico em um contexto empresarial digital,
utilizando o caso da Kodak como exemplo da falta de adaptação à evolução tecnológica. O objetivo
geral é analisar as lições de planejamento estratégico derivadas da transição da Kodak na era digital,
identificando fatores-chave para a resiliência e sustentabilidade em ambientes dinâmicos. A
metodologia utilizada é uma abordagem qualitativa, baseada em um estudo de caso que emprega
análise documental de fontes secundárias, incluindo relatórios financeiros e artigos acadêmicos. Os
resultados destacam que a falta de flexibilidade organizacional e de investimento em pesquisa e
desenvolvimento limitaram a capacidade da Kodak de enfrentar mudanças no mercado,
especialmente na adoção da fotografia digital. As conclusões ressaltam a importância de um
planejamento estratégico ágil, capaz de integrar tanto os fatores internos quanto externos da
organização, bem como de adaptar as estratégias às novas demandas tecnológicas. Evidencia-se que
ferramentas como a matriz SWOT e uma abordagem proativa, como a adotada pela Fujifilm, podem
oferecer um marco robusto para a tomada de decisões estratégicas em ambientes de rápida evolução.
Esta análise reafirma a necessidade de as organizações manterem uma vantagem competitiva
sustentável por meio de uma estratégia adaptativa em um mercado em constante mudança.
Referências
Ada Nuño. (23 de octubre de 2018). La verdadera causa de la ruina de Kodak. El Confidencial. Obtenido de https://www.elconfidencial.com/alma-corazon-vida/2018-10-23/por-que-kodak-se-arruino-y-fujifilm-triunfa_1633856/
Conecta Software. (s.f.). En busca de la excelencia. Recuperado el 28 de noviembre de 2023, de https://www.conectasoftware.com/magazine/libros/estrategia/en-busca-de-la-excelencia/
Diario Económico Cinco Días. (22 de abril de 2005). Empresas. Cinco Días. Obtenido de https://cincodias.elpais.com/cincodias/2005/04/22/empresas/1114336740_850215.html
Fred, R. D. (2003). Conceptos de la administración estratégica (Nueva edición). Pearson Educación. Obtenido de https://maliaoceano.files.wordpress.com/2017/03/libro-fred-david-9a-edicion-con-estrategica-fred-david.pdf
Granada, M. (septiembre de 2022). Caso Kodak. Obtenido de https://www.studocu.com/co/document/corporacion-universitaria-minuto-de-dios/administracion-financiera/ensayo-caso-kodak-vvvvvvvvvvvv/34348341
Kodak. (s.f.). About Us. Recuperado el 28 de febrero de 2024, de https://www.kodak.com/en/company/page/history
Manzoni, C. (14 de marzo de 2021). La increíble historia de la empresa de fotografía que quedó fuera de foco. La Nación. Obtenido de https://www.lanacion.com.ar/economia/la-increible-historia-de-la-empresa-de-fotografia-que-quedo-fuera-de-foco-nid15032021/
Porter, M. (2015). Ventaja competitiva: Creación y sostenibilidad de un rendimiento superior (Capítulo 4). Grupo Editorial Patria. Obtenido de https://www.google.com.co/books/edition/Ventaja_Competitiva/wV4JDAAAQBAJ?hl=es419&gbpv=1
Pupo, M. (23 de marzo de 2021). Sobre las oportunidades. El Universal. Obtenido de https://www.eluniversal.com/el-universal/93142/sobre-las-oportunidades
Raeburn, A. (1 de julio de 2021). Análisis FODA: qué es y cómo usarlo (con ejemplos). Asana. Obtenido de https://asana.com/es/resources/swot-analysis
Redacción BBC Mundo. (5 de enero de 2012). Kodak, la caída del gigante de la fotografía. BBC News Mundo. Obtenido de https://www.bbc.com/mundo/noticias/2012/01/120105_kodak_la_caida_de_un_gigante_jr
Redacción BBC Mundo. (24 de febrero de 2021). Apple: la estrategia para innovar y captar talento de la empresa más grande del mundo. BBC Mundo. Obtenido de https://www.bbc.com/mundo/noticias-56177438
Sánchez Murillo, A. J. (junio de 2006). Peter Drucker, innovador maestro de la administración de empresas. Cuadernos Latinoamericanos de Administración, II(2), 69–89. Recuperado el 15 de diciembre de 2023, de https://www.redalyc.org/pdf/4096/409634344005.pdf
Santa Lucía Impulsa. (21 de noviembre de 2018). El gigante Apple: todo sobre su estrategia para triunfar. Santa Lucía Impulsa. Obtenido de https://www.santaluciaimpulsa.es/el-gigante-apple-todo-sobre-su-estrategia-para-triunfar-2/

